Pastoral do Batismo

“IDE E BATIZAI A TODOS EM NOME DO PAI, DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO.”

A Pastoral do Batismo, citada em todas as paróquias do mundo após o encerramento do Concílio Vaticano II, objetiva preparar pais e padrinhos que irão batizar seus filhos e afilhados com idade até sete anos. Se a criança tiver de sete a quatorze anos, os pais devem procurar o grupo de catequese. Se o adolescente tiver mais de quatorze anos, ele deve procurar as pessoas que cuidam da catequese de adultos.

O Batismo é o mais belo e o mais magnífico dom de Deus. Chamamo-lo de dom, graça, unção, iluminação, veste de incorruptibilidade, banho de regeneração, selo, e tudo o que existe de mais precioso. Dom, porque é conferido àqueles que nada trazem; Graça, porque é dado até a culpados; Batismo, porque o pecado é sepultado na água; Unção, porque é sagrado e régio (tais são os que são ungidos); Iluminação, porque é luz resplandecente; Veste, porque cobre a nossa vergonha; Banho, porque lava; Selo, porque nos guarda e é o sinal do senhorio de Deus.

O Batismo é o fundamento de toda a vida cristã, o pórtico da vida no Espírito e a porta que abre o acesso aos demais sacramentos. Pelo Batismo somos libertados do pecado e regenerados como filhos de Deus, tornamo-nos membros de Cristo, e somos incorporados à Igreja e feitos participantes de sua missão.

Para maiores esclarecimentos procure orientação na secretaria paroquial.