Pastoral da Educação e Cultura

A Pastoral da Educação, segundo o Documento da CNBB,
tem por objetivos:

A presença evangelizadora da Igreja no mundo da educação, possibilitando, por meio de processos pedagógicos, dinâmicos e criativos, o encontro das pessoas com valores do Reino de Deus.

Uma reflexão-ação conjunta que questiona criticamente, à luz dos valores evangélicos, a educação em si, os processos educativos e as estruturas das instituições e movimentos de educação, bem como a vida e a ação dos educadores, pais, professores, formadores de opinião, os meios impressos, visuais, audiovisuais e outros, que influenciam direta e indiretamente a formação humana

Um serviço estruturado, inclusive, para desenvolver ações específicas com educadores católicos, testemunhas da fé nas escolas de todos os tipos, de modo especial nas escolas públicas, onde se encontra a maioria da população escolar pobre, alvo especial da missão evangélico-libertadora da Igreja.

Ela está dividida em 5 eixos:

Pastoral Universitária

Pastoral Escolar

Cultura

Ensino Público

Ensino Religioso

Em nossa Diocese a equipe tem a presença direta do Bispo Diocesano que também é o responsável desta comissão no Regional NO3. Fazem parte também:

Elmira Aguiar

Adi Kazimirski

Maria Lúcia Aurélio

Suraya Gazar